Cuidados com a sobrancelha

26/09/2012 11:32

 

Cuidado ao depilar sua sobrancelha. (Foto: Thinkstock)Depilar demais e arrancar muitos fios nunca é indicado; saiba por quê!
Você é do tipo que arranca pelinhos da sobrancelha todo santo dia? Não pode ver um pelo para cima ou fora do lugar? Vai ao salão ou tira em casa, com pinça? A obsessão com essa parte do rosto e seus pelos fora de ordem pode causar problemas — por isso, é bom ficar de olho vivo nos cuidados que precisam ser tomados.

Segundo o médico dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, os pelos da sobrancelha têm a função de proteger os olhos contra o suor e contra agentes externos — por isso, seu ciclo de vida não é igual ao do cabelo, por exemplo. "Eles nascem, crescem e caem num período de aproximadamente quatro anos, e a velocidade chega só a 0,2 centímetros ao mês, dependendo de características hereditárias e genéticas", explica.

Sem sobrancelha?
É por essas características específicas que, muitas vezes, quando se retira um pelo da sobrancelha ele acaba não nascendo de novo. O resultado? Muitas mulheres que gostavam, em certa época, de sobrancelhas finíssimas, hoje não têm mais pelos para mudar o formato da região. Outras tiram em casa um pelo que acabara de nascer e acabam mudando de vez o formato que havia sido definido por um profissional.

Esse problema tem solução — mas elas não são baratas. "Se houver alguma célula da matriz do pelo poderá haver o crescimento de uma nova linhagem, sim", diz o médico. E, para estimular esse desenvolvimento, a medicina dá uma ajuda valiosa, que vai desde medicamentos de uso tópico, como o minoxidil (também usado para combater a queda de cabelo) ou a prostaglandina, encontrada em um colírio para glaucoma, que faz os pelos crescerem de novo — e já está sendo usada até mesmo em máscaras para cílios com essa função.

Uma solução mais drástica — e também mais moderna! — é o "transplante de sobrancelhas", quando se implanta pelos do couro cabeludo no local. Esse método já está sendo usado também em pacientes que perdem os pelos devido a quimioterapia ou outras doenças.

Custo de curiosidade

O seu relacionamento vale a pena?

05/08/2012 17:42
Voçe esta com a  pessoa certa? Será que vale a pena continuar investindo nesse relacionamento? (Foto: iStock)Alguns dias atrás elaborei um artigo em que listava 10 dicas para melhorar sua relação.  Após este texto, recebi centenas de e-mails de pessoas que fizeram de...

Dividir a cama é bom para a saúde do coração, diz estudo

17/07/2012 19:45
  Ronco, disputa pelo cobertor, movimentação. Por mais que esses incômodos sejam comuns na vida a dois, dividir a cama pode trazer benefícios à saúde. De acordo com um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, publicada pelo jornal Daily Mail, protege contra doenças...

Curiosidades da Cultura Japonesa

07/07/2012 18:41
Dinheiro do Japão ( Nihon no okane )         Na moeda japonesa existem 3 tipos de cédulas: 10,000 yenes, 5,000 yenes e 1,000 yenes, e 1 yene. No Japão há um imposto chamado "shoohizei" (imposto consumo) incluído no pagamento de cada compra, como uma taxa de...

SExo oral causa cancer

04/07/2012 01:44
O tabaco, substância presente no cigarro, e o consumo de bebidas alcoólicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para desenvolvimento de câncer na região da garganta. Pois agora cientistas afirmam que o sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de...

Itens: 9 - 12 de 12

<< 1 | 2 | 3