Cuidados com a sobrancelha

26/09/2012 11:32

 

Cuidado ao depilar sua sobrancelha. (Foto: Thinkstock)Depilar demais e arrancar muitos fios nunca é indicado; saiba por quê!
Você é do tipo que arranca pelinhos da sobrancelha todo santo dia? Não pode ver um pelo para cima ou fora do lugar? Vai ao salão ou tira em casa, com pinça? A obsessão com essa parte do rosto e seus pelos fora de ordem pode causar problemas — por isso, é bom ficar de olho vivo nos cuidados que precisam ser tomados.

Segundo o médico dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, os pelos da sobrancelha têm a função de proteger os olhos contra o suor e contra agentes externos — por isso, seu ciclo de vida não é igual ao do cabelo, por exemplo. "Eles nascem, crescem e caem num período de aproximadamente quatro anos, e a velocidade chega só a 0,2 centímetros ao mês, dependendo de características hereditárias e genéticas", explica.

Sem sobrancelha?
É por essas características específicas que, muitas vezes, quando se retira um pelo da sobrancelha ele acaba não nascendo de novo. O resultado? Muitas mulheres que gostavam, em certa época, de sobrancelhas finíssimas, hoje não têm mais pelos para mudar o formato da região. Outras tiram em casa um pelo que acabara de nascer e acabam mudando de vez o formato que havia sido definido por um profissional.

Esse problema tem solução — mas elas não são baratas. "Se houver alguma célula da matriz do pelo poderá haver o crescimento de uma nova linhagem, sim", diz o médico. E, para estimular esse desenvolvimento, a medicina dá uma ajuda valiosa, que vai desde medicamentos de uso tópico, como o minoxidil (também usado para combater a queda de cabelo) ou a prostaglandina, encontrada em um colírio para glaucoma, que faz os pelos crescerem de novo — e já está sendo usada até mesmo em máscaras para cílios com essa função.

Uma solução mais drástica — e também mais moderna! — é o "transplante de sobrancelhas", quando se implanta pelos do couro cabeludo no local. Esse método já está sendo usado também em pacientes que perdem os pelos devido a quimioterapia ou outras doenças.

Custo de curiosidade

Previsões para a última semana de 2012!

25/12/2012 01:01
  Aries Aceite na boa o que vier de cima sem rebarbar. Hoje o mundo é quem manda e você pode optar por aproveitar o que vem de bom ou dar uma de rebelde sem causa. Touro Pomposidade, dia de dar demonstrações que você sabe ser poderosa quando quer. Lembre-se porém que a generosidade...

Origem do Nome Amanda

06/12/2012 23:48
  Origem do Nome Amanda Qual a origem do nome Amanda: LATIM Significado de Amanda Qual o significado do nome Amanda: DIGNA DE SER AMADA. Significado e origem do nome amanda - Analise da Primeira Letra do Nome: A Você está sempre pronto a se aventurar, muito cheio de energia,...

Perfil do virginiano

01/10/2012 21:49
        Perfil Os Virginianos são muito sistemáticos e metódicos e ter amizade com eles vai exigir um pouco de paciência. São muito críticos e não perdem tempo em dizer que você é muito descuidado com sua saúde ou que não sabe cuidar de seu carro, que notou estar...

Perfil de Sargitário

30/09/2012 15:32
          Perfil O mundo não seria tão divertido se não existissem os sagitarianos. Donos de um senso de humor enorme, são capazes de fazer qualquer um animar-se em qualquer situação. Vêem o lado alegre e belo da vida e podem animar as pessoas, contando...

Itens: 1 - 4 de 12

1 | 2 | 3 >>